quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Ulisses

"Eu consegui ler todo o Ulisses (só não me peça para contar)."
Luís Fernando Veríssimo


Esses dias eu terminei de ler a obra que foi um marco para o Modernismo mundial e, por que não dizer, do sistema solar, já que basicamente não há vida nele além da terra. Mas o modernismo do sistema solar é o modernismo mundial então vou falar do modernismo mundial que foi marcado com a obra de James Joyce chamada Ulisses. Sim, Ulisses é o nome da obra que conta o dia 16 de junho de 1904. Sim, um dia na vida de dois habitantes da cidade de Dublin, capital da Irlanda, sim, onde Stepenh Dedalus e Leopold Bloom fazem uma verdadeira odisséia (daí vem o nome Ulisses, protagonista da Odisséia de Homero).
O livro começa apresentando-nos Stephen pela manhã, fazendo a barba, tomando café, indo para o trabalho de professor. Leopold Bloom aparece depois de um tempo e eu não faço a mínima idéia do que ele faz para viver já que no dia 16 de junho ele não fez porra nenhuma além de ficar zanzando pela cidade, escrevendo cartas para sua amante, pensando na vida, batendo punheta para estudantes, almoçando, encontrando Stephen, indo para um enterro... enfim, desconfio que Leopold trabalhe num jornal. Mas não é por incompetência que eu digo que não sei oq eu Leopol faz da vida...é porque Ulisses é um livro denso, demorado, e que se ocê nao tiver uma boa memória, você perderá muitos detalhes.
Eu não estou apto a escrever uma resenha sobre o livro, por isso não o farei. Mas posso muito bem dar minha sincera opinião sobre. O livro não faz o meu estilo, eu já sabia isso desde o começo, mas eu sou um cara que gosta de desafios. James Joyce foi quem deu o pontapé inicial para uma técnica literária da qual eu não sou muito fã, o fluxo de pensamentos. Então se você gosta de introspecção e fluxo de pensamento, leia Ulisses e seja feliz, se você não gosta, mantenha-se longe ou faça como eu e leia para dizer: EU LI ULISSES.
Agora vou ficar algum tempo distante da introspecção e fluxo de pensamento.
Obrigado e volte sempre.

Um comentário:

Vinicius magnirostris disse...

heuhehueheueh.. tb nao faz muito meu estilo nao